sábado, 16 de abril de 2011

Guia da horta doméstica

O hábito de cultivar plantas em casa garante temperos e alimentos orgânicos sempre à mão – uma beleza para quem deseja manter uma dieta natural e cheia de saúde. Saiba já como dar início à sua plantação caseira

Texto • Lívia Filadelfo


Alimento orgânico é muito mais do que um produto sem agrotóxico. É resultado de um método de produção agrícola que não agride a natureza e tem como objetivo final o equilíbrio sustentável do ambiente. No Brasil, esse tipo de agricultura representa apenas 3% da produção nacional, sendo os produtos orgânicos até 50% mais caros do que os convencionais. Apesar do preço, o consumo desses alimentos aumenta 30% a cada ano, segundo o Instituto Biodinâmico. Não há como negar que alimentação saudável está na moda.

Já que nem sempre é fácil comprar orgânicos, uma das soluções para tê-los sempre à mesa é cultivar hortaliças, ervas e temperos em casa. Sim, é possível ter uma horta com alecrim, tomilho, manjericão, salsinha, cebolinha, orégano e manjerona até mesmo em um apartamento.

Para a plantação vingar, basta seguir algumas regras, a começar pelo local, que deve receber no mínimo quatro horas de raios solares por dia. A nutricionista e herborista Silvia Jeha recomenda que cada planta tenha seu próprio recipiente, para que a rega possa ser controlada individualmente. “A escolha do vaso também é importante. Eles devem ter no mínimo 12 centímetros de altura e a adubação deve ser feita a cada 45 dias, com adubo orgânico, que pode ser húmus de minhoca ou composto orgânico”. Até mesmo o capim-santo pode ser cultivado em vasos, desde que tenha a boca larga e pelo menos 50 centímetros de altura.

Não existe segredo para o cultivo de hortas caseiras. Também não é necessário dispor de grandes espaços. A arquiteta Taícia Marques dá uma dica para quem mora em apartamentos: usar vasos pequenos, que podem ser pendurados pela casa ou dispostos em estantes de ferro ou madeira, de acordo com o gosto e a criatividade. “O importante na escolha do espaço é que seja arejado e tenha muita luz. A terra deve estar sempre rica em matéria orgânica, ser bem drenada e receber rega diária”, orienta.

Muito além do jardim

Pequenos canteiros ou jardineiras podem receber hortas com erva cidreira, poejo, hortelã, boldo, sálvia e até verduras e legumes como beterraba, pimentão e rúcula. “Uma ideia é inserir algumas dessas plantas no próprio desenho do jardim, para que façam parte do paisagismo”, sugere Taícia. Já em apartamentos e pequenos espaços, além de temperos e plantas medicinais, algumas das culturas mais viáveis são rabanete, coentro, salsa, cebolinha, couve, alfaces, tomate-cajá e maracujá.

A varanda é o melhor lugar para o cultivo, mas é preciso cuidado para que a planta não receba uma quantidade exagerada de luz. Nas horas de sol forte, por exemplo, elas devem estar protegidas na sombra. Também não se deve exagerar na quantidade de água, para não deixar o vaso encharcado.

Na instalação da horta, além da preocupação com incidência de raios solares, é importante escolher um local que tenha boa drenagem e usar terra adubada. A adubação orgânica deve ser feita a cada 40 dias, no caso das plantações em vasos, ou a cada dois meses, para as plantações no chão. A poda de galhos velhos, secos e doentes também dá força para os saudáveis crescerem. Venenos e fungicidas não devem ser usados, afinal, a ideia é evitar toxinas. Algumas plantas, como fumo de corda, cravinha ou alecrim, podem ser usadas para espantar eventuais pragas da plantação.


Horta em casa

Algumas sugestões de ervas e hortaliças que vivem bem até mesmo em apartamentos.

Manjericão
Na Índia, é planta sagrada. No resto do mundo, uma das mais importantes ervas culinárias, ideal para acompanhar molhos de tomate. Dica de cultivo: o manjericão precisa de solo fértil e muita luz solar. Cultivado em clima quente, produz por até três anos.

Estragão
Muito utilizado na culinária francesa, é indicado principalmente para o preparo de molhos. Dica de cultivo: quando a erva está mais crescida, com aproximadamente 40 centímetros, as folhas ganham mais aroma e sabor, ficando perfeitas para o consumo.

Alecrim
Ideal para temperar carnes, batatas ou até mesmo enfeitar pratos prontos, é uma erva de sabor fresco e doce. Dica de cultivo: o alecrim tem vida longa, mas para isso precisa de solo arenoso e muita luminosidade. Se suas folhas ficarem amareladas, capriche no adubo orgânico.

Cebolinha
Há mais de 4 mil anos, era conhecida, na China, como a “pérola das verduras”. Hoje, dá sabor aos mais variados pratos, de molhos a sanduíches. Dica de cultivo: apesar de serem muito bonitas, as flores da cebolinha atrapalham o crescimento das plantas. Por isso, o ideal é cortá-las tão logo surgirem.

Melissa
Também conhecida como ervan cidreira, pode ser usada em saladas, sucos, sobremesas e, principalmente, no preparo de chás. Dica de cultivo: se dá bem em solos arenosos e precisa de luminosidade indireta (o sol direto deixa a borda de suas folhas com aparência de queimadas).

Achei AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário