sábado, 16 de abril de 2011

Desidratação de ervas em casa fácil e rápido


Revista Saúde e Cura pelas Plantas Fitoterapia
Ano01,Nº3
Imagem cedida pelo Site Corbis
Quem possui espaço para cultivar uma grande variedade de plantas medicinais em casa tem o privilégio de poder usar as ervas fresca.Mas nem sempre é possível ter uma horta tão variada e nem todas as espécies podem ser colhidas durante o ano todo.
Para poder utilizar qualquer planta em qualquer época e conservar suas folhas por mais tempo, a solução é a desidratação. Segundo Silvia Jeha, nutricionista e herborista do viveiro Sabor de Fazenda, "o ideal seria consumir a planta fresca, mas a desidratação oferece a vantagem de termos todo tipo de erva o ano inteiro". A herborista lembra ainda que a planta, quando desidratada corretamente, conserva por mais tempo suas propriedades. Porém, nem toda planta combina com desidratação. Silvia desaconselha desidratar algumas especies como o manjericão, a salsinha, a cebolinha e o coentro, por exemplo.
Quanto ao processo, ele pode ser natural(o mais recomendado), feito em forno de microondas, ao sol, em estufas e também no fomo a gás.
Esta última opção só é aconselhada em casos de urgência, pois apesar do processo ser rápido, a planta perde algumas de suas propriedades nutritivas. A indústria utiliza estufas especiais para desidratar ervas em grande escala, com qualidade e baixo custo. No entanto,é possível fazer o mesmo em casa,com processos simples e amplamente compensadores.
Silvia garante que "alem de barato, é uma terapia ter o prazer de utilizar algo que você mesmo fez".E se a idéia é utilizar ervas de cultivo próprio, a herborista lembra ainda que a retirada de partes ou folhas para desidratação ajuda a fortalecer a planta.
A seguir apresentamos passo a passo a desidratação de ervas pelo processo natural.
No nosso exemplo, utilizamos a sálvia.
Os materiais necessários são:
- uma tesoura (para a colheita)
- uma bandeja de papelão
- papel toalha
- um recipiente opaco, com tampa e devidamente
identificado.
O processo começa com os cuidados necessários antes mesmo da colheita. Escolha um dia seco, sem muita umidade no ar, o que favorece o processo de evaporação da água da planta.
É importante lavar a erva na véspera da colheita, que deve ser feita pela manhã, logo apos o orvalho secar.
Atenção: folhas, brotos e talos devem ser retirados antes das floradas.

Os passos são os seguintes:

Primeiro,retire as partes com cuidado, usando uma ferramenta adequada e selecionando as mais saudáveis até atingir a quantidade desejada.
Depois, forre a bandeja de papelão com papel toalha (ou papel de seda) e espalhe as ervas por cima.
Na seqüência,cubra com papel toalha e guarde em local arejado e ao abrigo de luz solar direta.
Passados quatro dias, vire as folhas de lado e cubra novamente, aguardando até que elas se tornem quebradiças ao toque, quando estarão prontas para o uso.

Dicas importantes

Secagem
• A secagem natural geralmente e lenta e deve ser feita á sombra, em local ventilado, livre de poeira e do contato com insetos e outros animais.
• Plantas que podem ser aproveitadas inteiras devem ser divididas em partes (exemplo: caule, folha e raízes. Estas precisam ser desidratadas e armazenadas em separado).
• Plantas de especies diferentes devem ser postas para secar separadamente.
• Secagens ao sol ou sob calor intenso podem alterar a qualidade e/ou as propriedades da planta.
• As partes que podem ser secas ao sol são os caules, as raízes e as cascas.

Armazenamento
• 0 armazenamento deve ser feito logo depois de terminado o processo de secagem, evitando-se, assim, que a planta perca seus princípios ativos.
• Os recipientes devem ser bem tampados e opacos. Opte por potes de vidro escuro e latas de chás ou biscoitos.
• Lembre-se sempre de identificar o recipiente, pois as plantas, depois de secas, são mais difíceis de serem reconhecidas.Alem disso, escreva a data de armazenagem e lembre-se que as ervas desidratadas por métodos caseiros costumam durar cerca de seis meses.

Secagem em microondas
Pratica e fácil, a desidratação em microondas é uma boa opção.Primeiro, forre o prato do fomo com papel absorvente e, sobre ele, espalhe as ervas de modo a formar uma só camada.
Cubra com outro pedaço de papel absorvente.
Lembre-se de colocar junto no fomo um copo com água.
Mantenha a potência alta até que as ervas desbotem e desmanchem ao toque.
O tempo do processo depende do tipo e da quantidade de erva usada e também da potência do fomo.
Espere as plantas esfriarem bem antes de esmigalhá-las.
Armazene seguindo as dicas propostas.


25/06/2008

Achei AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário