sábado, 30 de janeiro de 2010

SACROILEÍTE: TRATAMENTO E PREVENÇÃO ATRAVÉS DO PILATES

,



A Sacroileite é um processo inflamatório das articulações sacroilíacas, as quais ligam a região inferior da coluna com a pelvis. O indivíduo pode sentir dor e rigidez que vai da região lombar da coluna até às coxas e pernas. Os sintomas normalmente se agravam com as caminhadas devido à distensão da articulação em questão. Assim, se dá uma diminuição da amplitude do movimento.
Existem várias possibilidades que podem conduzir à sacroileite. Os traumas, pós operatorio de artrodese de coluna, doenças reumáticas e os processos infecciosos são exemplos típicos.
O diagnóstico geralmente é delicado por ter semelhanças com diagnósticos como de lombalgia, dores ciáticas, hérnias, rupturas musculares, artrose facetária e artrites da coluna.
A Sacroileíte pode ter indicação cirúrgica - artrodese - ou ser tratada com medicações e procedimentos como a radiofrequência e bloqueio sacroilíaco. Ainda como parte do tratamento, é indicado a fisioterapia para aliviar e controlar as dores.

O PILATES tem integrado ativamente as equipes multidisciplinares a fim de tratar a patologia, já que trata-se de um método fantástico na recuperação, dentre outras patologias, das relacionadas à coluna. Vários alunos do FLEXUS PILATES apresentaram uma boa resposta à diminuição das dores e dos espasmos musculares, evidenciaram um excelente fortalecimento/equilíbrio muscular e condicionamento postural. Além de assimilar e se consientizar sobre como otimizar a qualidade de vida no dia-a-dia, na realidade de cada um. Como estes são fundamentais para prevenir novas crises e lesões, os sintomas dos alunos tem sido estabilizados, muitas vezes evitando um tratamento cirurgico.

É importante frisar que os profissionais capacitados e qualificados são de extrema importância para chegar ao êxito.

13 comentários:

  1. Tenho dores na coluna, segundo a ortopedista que me atendeu, é devido à inflamação da bacia, porque eu cresci muito rápido em um curto período de tempo, por isso um dos ossos não acompanhou o crescimento da coluna, e ficou comrpimido pelos outros gerando a inflamção.

    ResponderExcluir
  2. Fiz artrodese de coluna há dois anos e agora comecei a sentir muita dor na bacia. Fiz uma tomografia e foi diagnosticado a Sacroileite, o meu neurocirurgião vai tentar aliviar as dores com infiltrações. É muito ruim. Em pensar que tudo isso começou com uma queda.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos Comentários e sejam Bem Vindos! Volte Sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Também fiz uma artrodese há 1 anos e meio e agora estou sentindo dores. Estou começando a suspeitar que posso estar com Sacroileíte. Vou ao médico pra saber e também vou fazer pilates pra ver se as dores melhoram.

    ResponderExcluir
  5. Fiz um exame, não é sacroileíte, é uma osteoartrite. Num sei se é melhor ou pior!! rsrsrs
    Mas tenho feito pilates e minha dor sumiu!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal!

    Quarta-feira p.passada recebi esse diagnóstico. Eu tenho muitos outros problemas: disfuncao cranio sacral, espondilite, artrose, artrite (principalmente na mandibula) e sinto muita dor nos quadris. Pensava que fosse os rins mas, apesar de ter nefropatia, as dores nao sao de lá e sim do sacro.

    Para ser sincera, Pilates nao fez efeito nenhum para mim e muito menos yoga! Agora estou fazendo osteopatia e, para minha surpresa, sinto-me muito melhor da mandíbula e joelhos. Mas, o sacro e ombros, doem ainda demais da conta!

    Dois anos atrás fiz acupuntura e fiquei 2 meses bem melhor, mas, depois volta tudo!!!

    Melhoras a todas voces!
    Ana Pitangueira

    ResponderExcluir
  7. Provavelmente Tou Com SACROÍLEITE Meu ORTOPEDISTA disse q elle tem 75% D Certeza ! Agra tenhú q Levantar a Cabeça e Boola Pra Frente Pedí A DEUS Um tratamento Especial, E Tentar ser um vencedor na miinha Viida ! Muiito Triste Com isso Apenas Com 15 Anos Só d Pensar q miinha Viida vai Mudar Completamente É mUiito Ruim ! Nossa Teiim Dias q eu num consigo Nem Andar Direito,Até pra levantar da cama é Ruim ! Dor No JOELHO,TORNOZELO,E NO QUADRIU !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hoje amanheci com esses mesmos sintomas.mas confio no SENHOR JESUS.


      Excluir
  8. opa eu tenho uma doença chamada sacroileite inflamação no ultimo osso da coluna e isso vem enradiando pra minhas pernas e to sentindo muita dor vcs tem algum conselho pra mim dar oque faço
    algum conselho

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, entretanto é necessário afirmar que os exercícios de instabilidade, utilizados, eventualmente, pelo metódo Pilates, não são indicados para quadros de Sacroileite. É preciso analisar as práticas, mesmo do método Pilates, que hoje é preconizado, errôneamente, como bom para quase todas as patologias. É preciso analisar a patologia, a questão individual de cada paciente e depois preescrever o método, seja através de Pilates, ou outro exercício físico. Não existem exercícios contra-indicados, o que existem são pessoas contra-indicadas para determinados exercícios. Nenhum método de treinamento é completo, mesmo o Pilates. É preciso esclarecer a população leiga sobre estes fatos, pois acabam seguindo metodologias ditas completas e não tendo os resultados esperados. O profissional que deve ter uma boa formação para indicadar as partes benéficas de vários tipos de tratamentos, a fim de ajudar seus pacientes e suas patologias! Boas festas a todos!

    ResponderExcluir
  10. Olá...sofro com a sacroileíte ha 2 anos...por causa deste problema surgiu uma tendiníte no glúteo médio e uma bursite trocanteriana....já fiz de tudo, infiltração de corticíde, acupuntura, fisioterapia, hidroterapia, hemopatia, faço esse tratamento no período de tempo de 6 meses aí fico legal durante 4 meses depois volta doer tudo de novo, estou repetindo este ciclo já ha 2 anos...não aguento mais!!! por causa dos corticoides engordei 8kg....de 60kg fui para 68kg....tô desesperada para emagrecer, mas está sendo bem difícil pois este medicamento fica circulando na corrente sanguínea por 9 meses...dizem que depois disso a gente emagrece sozinha sem esforço...espero!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc me descreveu !!! Minha dor vai fazer 1 ano em abril.

      Excluir
  11. A dois anos sofro com essa dor,porém em todas as ressonâncias evidencia inflamação atual na sacroilaca ,erosão do osso subcondral etcjáfiz infiltração com corticoide,radiofrequencia e nada de melhorar
    Alguma luz?
    Alguém se curou?

    ResponderExcluir