Os benefícios de uma vida com exercícios físicos vão muito além do que “um corpinho bonito”. A prática proporciona um melhor sono, dentre outras vantagens. Confira:

1. Traz bem-estar
Uma pesquisa do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal do Espírito Santo comprovou que fazer musculação ajuda a melhorar o humor. Foram avaliados 25 acadêmicos sendentários, que responderam a um questionário após treinar por 45 minutos. Uma hipótese seria a liberação de endorfina, hormônio que gera sensação de bem-estar. Outro estudo, da University of Texas Southwestern Medical Center, constatou que fazer exercícios aeróbicos em alta intensidade por 30 minutos, três a cinco vezes por semana, reduz os sintomas da depressão – a melhora foi percebida em quase 50% dos participantes da pesquisa.

2. Melhora o sono
Muitos estudos revelam que quem se exercita dorme melhor. Em um deles, o pesquisador australiano John Trinder, da Universidade da Tasmânia, comparou o sono de corredores de longa distância, praticantes de musculação e sedentários. Os primeiros caíam no sono mais rápido e dormiam por mais tempo. Quem praticou musculação dormiu melhor que os sedentários, mas ficou atrás dos corredores.

3. Fortalece os ossos
Um estilo de vida ativo, com prática constante de exercícios, faz bem para o esqueleto, dizem cientistas da Universidade de Erlagen, na Alemanha. O treino aumenta a densidade dos ossos e retarda a perda óssea, protegendo contra a osteoporose.

4. Aumenta a longevidade
Quem faz atividades físicas regularmente vive mais e melhor, segundo o American College of Sports Medicine, associação que reúne profissionais da medicina do esporte. O exercício limita o desenvolvimento de doenças crônicas típicas da terceira idade, como diabetes, e reduz o risco de morte prematura.

5. Apimenta o sexo
Praticar exercícios aeróbicos de alta intensidade tem efeito afrodisíaco. Vinte minutos na esteira ou na bicicleta ergométrica são suficientes para aumentar a libido das mulheres, aponta um trabalho conduzido pela psicóloga Cindy Meston, da Universidade do Texas.

6. Aprimora a memória
Atividades aeróbicas ou de força dão um up-grade também em seu cérebro. As áreas do cérebro estimuladas pelos exercícios estão associadas à memória, ao aprendizado e à concentração.

7. Ajuda a largar o cigarro
Estudo da Universidade de Exerter, da Inglaterra, mostrou que quem malha presta menos atenção à propaganda de cigarros e, por isso, está mais propenso a largar o vício. Os pesquisadores mostraram imagens neutras e de anúncios de cigarro a um grupo de fumantes antes do treino e depois. Um aparelho que rastreia e mede o movimento ocular revelou que, após malhar, as pessoas demoram mais para identificar a propaganda de cigarro e se fixam por menos tempo nela.

8. Previne o câncer de mama
Há evidências de que a prática de exercícios reduz o risco de câncer de mama. Segundo estudo da organização americana Women’s Health Initiative, mulheres que se exercitavam tinham 14% menos risco de desenvolver a doença. Foram acompanhadas 74 mil mulheres com idade entre 50 e 75 anos durante cinco anos. O trabalho não determinou o tipo de exercício ou a frequência que faziam a diferença.

Com informações do Globo. com