sábado, 13 de junho de 2009

Queda de cabelo




Quais os fatores que causam a queda de cabelo?

De acordo com estudos dermatológicos, a queda de cabelo só acontece pelos seguintes fatores:

• situações de estresse físico, como gravidez, cirurgias, dietas de emagrecimento e infecções. Existem também os fatores psíquicos, como traumas, depressão, etc.
Este processo é denominado pelos médicos de eflúvio telógeno e, geralmente, a queda dos cabelos começa após 30 a 60 dias do aparecimento ou da ocorrência do fator estressante. Nesta situação o cabelo volta ao normal em aproximadamente 6 meses;

É por isso, por exemplo, que algumas mulheres têm queda de cabelos após o nascimento do bebê.
• carências nutricionais também podem acarretar a queda do fio, além de alterações da cor do cabelo;
• problemas na tiróide, hormonais, excesso de vitamina A, exposição prolongada à radiação de aparelhos de raio X.

O USO DE PRODUTOS DE BELEZA NÃO CAUSAM QUEDA DO FIO, COM O BULBO (pontinha branca) PORQUE NÃO PROMOVEM INFLAMAÇÃO DO COURO CABELUDO.

No dia-a-dia, o que pode acontecer é o fio se quebrar pelos seguintes fatores:
• muita força utilizada para pentear o cabelo;
• uso de elástico para prender os fios que não possuem proteção (como os elásticos usados para prender dinheiro) . Neste caso, é preciso utilizar elásticos revestidos com tecido ou outro material.
• não obedecer as orientações do fabricante na utilização de tinturas ou de alisamento. O cabelo pode enfraquecer e quebrar, porque não foi feita a aplicação de forma correta. Ex.: deixar o produto agir mais tempo, fazer mistura de outros etc.
• realizar dois tratamentos químicos ao mesmo tempo, como tintura e alisamento. Os fios tendem a ficar fragilizados e com isso arrebentam. É preciso prestar atenção às orientações que constam nas embalagens.

Por que meu cabelo cai todo dia?

No crescimento do fio, existe uma fase denominada tecnicamente de Telógena, pelos especialistas. É a fase de desprendimento do fio do couro cabeludo, quando o fio pára de crescer. Isto dura de 3 a 4 meses.

Um novo fio de cabelo começa a crescer sob o folículo e empurra o fio velho para cima. Em média 100 fios de cabelos são perdidos naturalmente todos os dias.

Na realidade, temos cabelos crescendo e caindo diariamente, porque cada fio tem um ritmo diferente e são mais de 100 mil fios que estão no couro cabeludo.

Fonte: http://www.sther.com.br/versao2/dica10.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário