quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Deixando a casa e a coluna em ordem

Desencadeadas por problemas musculares e lesões por esforço repetitivo, dores na coluna podem significar complicações como hérnia de disco

Quem acha que vida de dona de casa se traduz em uma tarefa simples, está enganado. Além cuidar das crianças, elas têm que adotar um cuidado extra na hora de deixar a casa em ordem: ficar de olho na coluna. As causas das dores na coluna são as mais diversas e correspondem especialmente a problemas musculares e lesões por esforço repetitivo, diz Luis Eduardo Carelli, especialista em cirurgia da coluna do Instituto Nacional de Ortopedia (Into) do Ministério da Saúde. "Algumas sentem dores após carregarem ou empurrarem sem ajuda objetos pesados, como móveis. Outras por pegarem objetos de forma errada ou agacharem para fazer algum tipo de limpeza", explica.

Além da postura incorreta ao fazer as atividades domésticas, outro erro comum entre as donas de casa é menosprezar a importância da dor. De acordo com Carelli, quando verificada por mais de uma semana, pode ser um indicativo de que a rotina de trabalho precisa ser modificada a fim evitar complicações mais sérias. "Em 10% das mulheres, são verificados casos de dor ciática, causada quando o nervo ciático (que se inicia na coluna vertebral, passa pelas nádegas e vai até a parte mais baixa de uma ou duas das pernas) fica inflamado, compressão ou pelo deslocamento do disco intervertebral. Se o problema não for tratado pode evoluir para hérnia de disco", exemplifica o ortopedista.

As complicações posturais podem acontecer com mulheres de todas as idades, mas segundo Carelli, merecem atenção especial aquelas que passam da faixa dos 50 anos. "Elas estão sujeitas a problemas posturais relacionadas ao envelhecimento, entre elas a artrose. O risco se agrava quando nem têm o costume de realizar uma atividade física", comenta.

Tais transtornos podem piorar quando são combatidos sem a devida orientação, aponta estudo realizado em 2005 pela Universidade de Fortaleza (UniFor). O levantamento verificou as causas e formas de tratamento de dores crônicas na coluna, sentidas por 23 mulheres de 45 a 58 anos há, pelo menos, dois anos. Entre os fatores que levam à dor nas mulheres nordestinas com o problema estão hábitos típicos da região, como carregar baldes de água na cabeça e dormir em rede. Para combater o mal-estar são adotadas estratégias como deitar no chão, automedicação, uso de géis e automassagens.

"Alguns destes procedimentos não têm comprovação científica, como é o caso de dormir no chão. O certo é que a pessoa descanse onde sinta mais conforto. A automedicação também é um erro grave, pois cada problema de coluna requer um tipo de medicamento", salienta Carelli. O ortopedista explica que a medicação só pode ser prescrita por um médico, que deverá submeter a paciente a exames para confirmar o diagnóstico. "Alguns casos são tratados com analgésicos, outros com relaxante muscular. Varia muito de um caso para outro", diz.

Para evitar que a coluna sofra agressões durante a corrida rotina do lar, Luis Eduardo Carelli recomenda a realização de exercícios e de uma pausa de 10 minutos para descansar e alongar o corpo, a cada 50 minutos de trabalho. "Também é aconselhável que as mulheres não carreguem e nem empurrem sozinhas objetos que pesam mais que 10 quilos e mantenham sempre a coluna ereta. Quanto melhor a postura mais ela estiver, menor o risco de dores na coluna dorsal", afirma o médico.

Remicad e 6 meses de Operada


Ontem fiz aplicação de Remicad! Fiquei feliz em encontrar meu amigo Waldir lá, conversamos e matamos as saudades!

Quero colocar aqui também para marcar que no dia 18 de Fevereiro de 2010 fez 6 meses de operada.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Uma Prova de Amor

Assisti ontem um filme emocionate e indico para vocês!

A pequena Anna não é doente, mas bem que poderia estar. Por treze anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médias, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha Kate pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou... até agora. Tal como a maioria dos adolescentes, ela está começando a questionar quem ela realmente é. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria, uma atitude que irá abalar sua família e talvez tenha terríveis conseqüências para a irmã que ela tanto ama.

A Proposta

Assisti esse filme uma semana atras, é muito bom! Eu amo Comédias Romanticas!



A Proposta
(The Proposal , Estados Unidos , 2009)

DVD
Genero: Comédia, Romance
Ano: 2009
Pais: Estados Unidos
Cor: corlorido
Distribuidor: Disney
Duração: 107 min.
Idioma: Inglês
Direção: Anne Fletcher
Clasificação:
Data Lançamento: 10/07/2009
Site:
Tipo: Longa Metragem

Elenco:
Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Mary Steenburgen, Craig T. Nelson, Betty White, Denis O'Hare, Malin Akerman, Oscar Nuñez, Aasif Mandvi, Michael Nouri, Michael Mosley, Dale Place, Alicia Hunt

Sinopse:
Quando a poderosíssima editora de livros Margaret se vê diante da deportação para o seu país de origem, o Canadá, ela rapidamente declara que está noiva de seu desprevenido e injustiçado assistente Andrew, que ela atormenta há anos. Ele concorda em participar da farsa, mas com uma condição: os dois devem ir ao Alasca conhecer a excêntrica família dele. Com o casamento improvisado sendo organizado e o oficial de imigração atrás deles, Margaret e Andrew relutantemente seguem seu plano, apesar das consequências.

Compostos do Cigarro